Joinville será sede do primeiro laboratório de foguetes do Sul do Brasil

  • Foto: Internet / Reprodução -

Espaço pioneiro, com previsão de entrega para 2025, vai impulsionar pesquisas e tecnologias espaciais em Santa Catarina

Joinville, no Norte de Santa Catarina, será o primeiro município da região a abrigar um laboratório de foguetes, com foco no desenvolvimento de tecnologias espaciais. O novo espaço, localizado no Ágora Tech Park, tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2025 e promete colocar a cidade no mapa da inovação espacial do Brasil. A iniciativa é viabilizada por meio de um termo de fomento com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O laboratório terá como foco os propulsores químicos e permitirá a realização de testes com motores híbridos e líquidos, além da coleta de dados técnicos como empuxo, pressão e temperatura. No dia 16 de abril, os primeiros contêineres com os equipamentos chegaram ao Ágora, e atualmente o projeto está em fase de instalação de mobiliário, sistemas de segurança e montagem dos dispositivos. A expectativa é que, ainda no primeiro semestre de 2025, seja realizado o teste do primeiro motor-foguete desenvolvido pela iniciativa privada no Sul do país.

O engenheiro João Pedro Golynski, formado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e natural de Joinville, será o coordenador do espaço. O laboratório foi idealizado como uma extensão prática das atividades acadêmicas realizadas nas universidades da região, especialmente na UFSC, e terá como inspiração o FabLab Joinville. O objetivo é criar um ambiente de experimentação aberta e aprendizado prático, com acesso a maquinários não convencionais e tecnologias avançadas.

O projeto foi possível graças à colaboração entre o Join.Valle, o Ágora Tech Park, o Fab Lab Joinville, a UFSC e o MCTI. Segundo Fabiano Dell Agnolo, diretor executivo do Ágora Tech Park, "conexões que geram grandes resultados são exemplos de ativos e benefícios que os hubs de inovação proporcionam. Projetos inusitados, inovadores e de grande impacto nascem a partir da troca de experiências e compartilhamento de ideias e propósitos".

Além de sua importância para a ciência e tecnologia, o laboratório também reforça o potencial de Joinville como um polo de inovação e pesquisa no Brasil, trazendo novas oportunidades de desenvolvimento e crescimento para o Estado.

Parcerias com China beneficiarão infraestrutura e saúde, diz Lula Anterior

Parcerias com China beneficiarão infraestrutura e saúde, diz Lula

Comunicathon 2025: A competição que conecta criatividade e estratégia no universo acadêmico Próximo

Comunicathon 2025: A competição que conecta criatividade e estratégia no universo acadêmico

Deixe seu comentário